Filipe Faísca nasceu em Moçambique em 1964. Actualmente vive e trabalha em Lisboa. Em 1989 licencia-se em Design de Moda pelo IADE (Instituto de Artes Visuais e Marketing).
Em 1991 integra a Official Selection for Mediterranean Europes Young Creative Biennale, em Valência, Espanha, e apresenta a sua primeira colecção na ModaLisboa.
A par do desenvolvimento de colecções de atelier – e do seu trabalho costumizado em que se destacam os vestidos de noiva e para artistas nacionais , tem vindo a dedicar-se à criação e execução de guarda-roupas para teatro, ópera, ballet e cinema, linhas de acessórios, figurinos e fardas para vários hotéis, restaurantes e discotecas.
Em 1993 foi assistente de Ana Salazar, tendo mais tarde aberto o seu próprio Atelier.
De 1994-2006, lecciona a disciplina figurinos no Chapitô.
Depois de um interregno de 14 anos, Filipe Faísca regressa à passerelle da ModaLisboa em Outubro de 2006, onde passa a apresentar sazonalmente as suas colecções.
Distinguido em 2007 com o Globo de Ouro de melhor designer de moda português, cria desde o mesmo ano até 2013 as vitrinas das lojas Hermès, em Lisboa e no Algarve, e Fashion Clinic, em Lisboa e no Porto.
Em 2011 desenvolve uma parceria com a marca de lingerie Triumph, que se prolonga até Fevereiro de 2014.
Em 2013 realiza a campanha primavera/verão 2013 da Fashion Clinic e lecciona no curso de design de moda da ESAD, em Matosinhos.
Em 2014 inicia a expansão da sua marca com novos pontos de venda em parceria com lojas online e físicas. Neste mesmo ano regressa o apoio de Christian Louboutin aos seus desfiles e realiza o seu primeiro aftershow em colaboração com a Absolut. Ainda em 2014, a artista plástica Joana Vasconcelos cria uma peça expressamente para a passerelle da colecção Callcenter em que, simultaneamente, Filipe Faísca lança a colaboração com a marca de fatos de banho Voke.
Em 2015 é, mais uma vez, distinguido com o Globo de Ouro de Melhor Designer de Moda Português. Ainda em 2015 associa-se à Fundação Rui Osório de Castro para dar vida à colecção “Darling”, que contou com a estampagem de desenhos da autoria de crianças apoiadas pelo IPO. Participa igualmente na exposição Burilada no âmbito da abertura da Casa do Design em Matosinhos e no MUDE, em Lisboa, na exposição “Como se pronuncia o design em Português”.
Em 2016 completa 25 anos de carreira e inicia a colaboração com a Montblanc e a Wolford.
Em 2017 participa como palestrante sobre Re-Design, no Encontro Nacional de Estudantes de Design 2017 (ENED) , na Covilhã, uma iniciativa da Universidade da Beira Interior e na exposição “Vestir hoje o teatro e a dança” no Museu Nacional do Teatro e da Dança.
Em 2018, em Março, inicia a parceria com o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira e com a Roger Vivier na apresentação da sua coleção na ModaLisboa. Em Maio, participa nas conferências “Talk on the Dress”, “FIA TALKS” e colabora com o Museu Gulbenkian na “Noite Pós Pop”. Em Junho, expõe em parceria com o Museu MUDE, na Sol Koffler Gallery em Rhode Island, USA, e ganha o prémio de carreira na FIL pelo IADE. Em Julho participa na Pure London com a sua marca Iconic by Filipe Faísca. Em Dezembro, realiza uma aula aberta “Moda e Artesanato” no ISCTE, e participa no evento Moda Madeira com uma das suas coleções da parceria com o Bordado Madeira/IVBAM.
Em 2019 leciona workshops relacionados com técnicas têxteis e tecidos na Cascais School of Arts & Design. Realiza também um traje para a nossa senhora da igrteja da Misericórdia. Em Fevereiro volta a participar na Pure London com a sua marca Iconic by Filipe Faísca.
Em 2020 a marca fica mais focada no trabalho em atelier de vestidos por medida e fardamentos para Hoteis e outros projectos, continuando a ter pontos de venda com peças icónicas em Portugal e Espanha.
Em 2021 participa com peças na exposição do Porto Fashion & Fabric d Museum” localizado no WOW .
Em Janeiro de 2022 apresenta 2 vezes peças da marca Filipe Faísca em eventos da WORLDCLASS em Phoenix nos Estados Unidos.
Realiza as fardas para a Cafetaria Museu do Tesouro Real no Palácio da Ajuda.
De Março a Setembro participa na exposição “PORTUGAL POP. A Moda em Português 1970-2020″ na Casa do Design de Matosinhos.
A FABULOSASTRAL, UNIPESSOAL, LDA., é uma empresa que se dedica à criação e confeção de artigos de vestuário e acessórios de alta-costura em materiais diversos, designadamente em tecido, couro e malha, comércio por grosso e a retalho de artigos de vestuário e acessórios.
Como mencionado, a FABULOSASTRAL, UNIPESSOAL, LDA., dedica-se à criação e confeção de artigos de vestuário e acessórios de material diverso, e as criações dividem-se em 3 vertentes:
- Confeção por medida em atelier (Alta-Costura);
- Produção de protótipos em coleção (Coleções para desfiles e lojas);
- Prêt-à-Porter (Pronto-a-Vestir).
- A confeção por medida em atelier, associada à alta-costura, é relativa às encomendas recebidas para peças feitas por medida.
- A produção de protótipos em coleção refere-se às habituais apresentações realizadas duas vezes ao ano (Primavera/Verão e Outono/Inverno) que compilam as criações dos estilistas para as épocas em causa, assentando sempre na longa pesquisa sobre as tendências em voga. Estes protótipos são criados para as apresentações em desfile e para venda em loja (venda em cabide).
- No que concerne a Prêt-à-Porter, mais não é do que a produção industrial das suas criações. No caso da FABULOSASTRAL, UNIPESSOAL, LDA. existe já uma pequena produção industrial de fardamento para discotecas, hotéis e restaurantes. No entanto, em relação à produção industrial dos seus protótipos, tal ainda não acontece, constando como o grande objetivo estratégico da empresa.